A história do marketing multinível

A história do marketing multinível

Publicado em 26/04/2024

O mercado de vendas diretas iniciou em 1903 com uma empresa chamada Watkins incorporated com vendas de porta a porta. Após isso em 1941 surgiu uma empresa chamada Califórnia vitamin que iniciou o chamado recrutamento de pessoas para vender seus produtos e pagava até duas gerações. Assim surgiu a primeira empresa de marketing multinível do mundo.

Fundada pelo médico e químico Dr. Carl Rehnborg que foi um cientista notável ao mesmo tempo que era um homem com visão inovadora de negócios. No início de sua carreira como representante de vendas de companhia americanas na china na década de 20, Carl decidiu se dedicar aos estudos sobre nutrição. Após concluir que as pessoas não consumiam as quantidades necessárias de vitaminas ele desenvolveu a técnica de desidratação e concentração de nutrientes em cápsulas. Sua importância para a fundação do marketing multinível deu-se quando ele pensou em uma forma diferente de distribuição e comercialização dos produtos de sua empresa.

Ao contrário dos sistemas de comercialização e distribuição vigentes na época, o marketing multinível se diferenciava pelo fato de criar uma rede de vendedores e distribuidores. Ao mesmo em que realizavam as vendas e distribuíam os produtos e divulgavam a marca através do boca-a-boca, os vendedores tinham a possibilidade de indicar outros vendedores. Em 1949 a Califórnia Vitamin muda seu nome para Nutrilite sendo que neste ano dois empresários iniciaram suas atividades com a california. Richard Devos e Jay Van Andel. Em 1959 eles fundaram a Amway, hoje a maior empresa de Marketing Multinível e vendas diretas do mundo. Poucas empresas podem se comparar a Amway.

Copiada e recopiada à exaustão nas últimas décadas e mesmo assim os concorrentes ainda estão a anos-luz de distância. Atualmente a amway está posicionada no mercado brasileiro de forma muita tímida mas mesmo assim possui fazendas orgânicas que possuí insumos para as suas vitaminas.

Entre os anos de 1959 e 1972, a amway possuía um faturamento anual de 600 milhoes de dólares. Após esse período tivemos um crescimento exponencial de novas empresas de vendas diretas. Esse crescimento levou o governo americano a rever legislações e investigar empresas por meio do órgão FTC, órgão responsável por regular e normatizar o mercado americano. Como a maior empresa do setor o alvo primário foi a Amway que foi investigada entre 1975 e 1979 e acusada de ser uma pirâmide e o objetivo era encerrar as operações da Amway.

Essa acusação vinda diretamente do governo americano levou a maioria das pessoas ligadas à indústria acreditar que fechariam suas portas, mas isso não aconteceu. A empresa naquele momento não cresceu, mas continuou suas operações. Em 1979 saiu o resultado do julgamento conhecido como o regulamento de Amway, o regulamento 93.618 da FTC coloca as bases para o marketing multinível nos EUA que consta os seus pressupostos para as atividades de marketing multinível e os seus limites.

Define-se basicamente que a Amway é uma empresa legítima e que o marketing multinível é uma forma legal e eficiente de levar os produtos das empresas aos consumidores finais. Nos últimos anos diversas empresas que hoje são gigantes no setor foram processadas pelo FTC. Longe de ser um problema isso é algo muito positivo para a indústria para fazer uma separação clara entre o joio e o trigo e posiciona os distribuidores e consumidores da necessária seriedade do setor.

No inicio dos anos 80 duas grandes empresas iniciaram suas atividades e trouxeram novas inovações ao setor: Herbalife e nu skin. Depois da Amway, Herbalife foi uma das primeiras empresas a gerar grandes volumes com vendas em foco ativo e nu skin anunciou que iniciou o pagamento de seis níveis de bônus, a era do marketing multinível em profundidade. A nu skin também se tornou uma das primeiras empresas do setor a se tornar uma companhia aberta com ações sendo negociadas pela bolsa de valores de Nova York.

No Brasil o marketing multinível possui uma longa história começando com as primeiras empresas de vendas diretas até a chegada da gigante Amway no início da década de 90, mercado que ainda está iniciando os seus passos aqui no Brasil e nos próximos anos teremos dezenas de novos milionários no setor de vendas diretas, um setor onde o importante é o seu trabalho. Neste mercado não importa o seu nível de educação, idade ou quem indicou, o que realmente conta é dar o primeiro passo e ter um grande sonho e esse sonho vai te levar a grandes alturas.

Boninews

Assista agora o novo podcast da Bonífica

Assitir agora

O futuro do marketing multinível